segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cozinha de Sal - Salada Caesar

Falar de salada, a gente já se lembra da nossa mãe falando: “se não comer a salada, não vai ganhar a sobremesa!”. Ave Maria! Ainda mais para uma pessoa como eu, que detestava salada. Isso mesmo, falei no verbo passado. Aprendi a comer salada já adulta, depois de uma série de problemas de saúde que tive e confesso que ainda tenho minhas restrições, mas procuro me emendar quando vou dispensar aquela folhinha de alface americana, hoje em dia.


Salada é uma palavra que vem do latim e refere-se ao sal, muitas vezes o único tempero deste tipo de preparação culinária. Pode ser feita com vários alimentos, de cores contrastantes e geralmente frios.  Suas vantagens são enormes, mais até do que as que você já estava cansado de ouvir a sua mãe mencionar:
- fornecem vitaminas, minerais e fibras que auxiliam no bom funcionamento do nosso corpo.
- pelo alto teor de água, hidratam o corpo, principalmente em dias de muito calor.
- exigem pouco tempo para o preparo e pouca habilidade culinária, se tornando uma refeição muito prática;
- por possibilitarem a mistura de vários alimentos coloridos, tornam-se bonitas e atrativas, além de permitir o seu gosto e toque pessoais.



A Salada Caesar é uma das mais famosas destes últimos tempos e se você associá-la ao frango desfiado e ovos, terá uma refeição completa.


Ingredientes:
- 1 cabeça de alface americana
- azeite de oliva a gosto
- 1 dente de alho
- 3 fatias de pão de fôrma
- 1 colher de chá de molho inglês
- 1 limão
- 2 colheres de chá de maionese
- queijo parmesão ralado ou em lascas a gosto
- sal e pimenta a gosto


Modo de fazer:
Descasque o alho e amasse com o cabo da faca “deitado” contra o alho. Misture com o azeite de oliva e deixe marinar por uma hora. Retire o alho do azeite, misture com o molho inglês, a maionese, o suco do limão e tempere com sal e pimenta para fazer o molho. 


Corte o pão de forma em cubos de 2cm, besunte com o azeite e esquente em microondas por 4 minutos em potência alta. Croutons feitos em casa!


 
Lave as folhas de alface e pique em pedaços pequenos. Coloque as folhas e o molho em uma tigela e mexa. Sirva com os croutons e o queijo parmesão.

Bom apetite!


Abraços,


Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário